quarta-feira, 11 de abril de 2012

JARDIM DE INFÂNCIA NOSSA SENHORA DE LOURDES - SIDERÓPOLIS

Nasci em 1959 e a primeira instituição educacional que frequentei, foi o Jardim de Infância Nossa Senhora de Lourdes, em Siderópolis, Santa Catarina. A história dessa instituição começa em 2 de setembro de 1956, com a chegada das irmãs da congregação... Como meu pai  trabalhava na Companhia Treviso, em 1964, eu e minha irmã Angelita fomos matriculadas no jardim, pois era direito dos filhos de funcionários. Num dia muito frio, ao chegarmos no Jardim de Infância e  fomos brincar no balanço, juntamente com a coleguinha Luzia Evangelista, que conosco morava na Vila Rica. A sineta (sinal) tocou. Não fomos para fila. A madre, nos deixou na rua, brincando, mas tremendo de frio. Minha mãe ficou sabendo e não gostou do castigo que nos foi imposto, pois eu tinha 5 anos, minha irmã 4 anos e Luzia 6 anos. Ela foi lá chamou atenção das freiras pelo acontecido. As freiras disseram que estavam certas e se desentenderam com minha mãe, que comunicou  a diretoria da Companhia Treviso o que tinha ocorrido, através de  correspondência e, informando que a partir daquela data, não frequentaríamos mais o Jardim de Infância.
Por esse motivo saímos dessa instituição. Fomos morar em outras cidades. Uns dez anos depois, voltamos a residir em Siderópolis e minha mãe se tornou amiga de algumas freiras do Jardim de Infância, porque faziam o "Ginásio" no Colégio Santa Bárbara. Hoje, as freiras não estão mais lá e o nome do Jardim de Infância também mudou. Passou a chamar-se "Instituto Nossa Senhora de Lourdes" e agora atende o "Centro de Educação Infantil Municipal Criança Cidadã."
Será que a magia do tempo fez justiça àquela três crianças "CIDADÃS"??? Na remota lembrança desta (criança (eu)  ficou o frio e a saudade do balanço, dos pequenos coleguinhas, da professora(que era uma freira) e do ambiente alfabetizador. Hoje resido em Criciúma, sou professora e consigo ver o feitiço do tempo.
12/04/2012. Anita Aparecida Martins




Nenhum comentário:

Postar um comentário